Ponte de concreto construída por meio de parceria melhora infraestrutura na MU-24

Estrutura possui 12 metros de extensão e foi construída com concreto e ferro

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

A prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) concluiu a primeira parceria da história da cidade para construção de uma ponte mista (concreto e aço) sobre o Córrego Lajeado, na MU-24, região das Pontinhas, na zona rural do município. As obras foram concluídas nesta segunda-feira (23) com o encabeçamento da ponte.

A parceria possibilitou a substituição da antiga estrutura de madeira com cerca de 18 metros de extensão por uma de concreto e aço com 12 metros, pensada em melhorar a trafegabilidade, tornar mais seguro o transporte de gado na localidade que abriga grande rebanho bovino e no caminho inverso agilizar a chegada de insumos.

O prefeito Gustavo Melo (PSB), o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Melo e os vereadores André Leal, Deusdete Xixica, Henrique Pyter e Vanderlei Luiz Marques estiveram na região na sexta-feira (20) acompanhando a finalização da obra.  Para o chefe do executivo, as parcerias possibilitarão Alto Araguaia avançar na infraestrutura rural e melhorar a vida dos produtores.

“É a primeira estrutura em concreto da zona rural de Alto Araguaia resultado de uma grande parceria. É muito importante, visto que garantirá mais segurança para o transporte escolar e para escoamento da produção. É através de parcerias que a prefeitura está buscando solucionar problemas estruturantes na zona rural e melhorar a infraestrutura para o homem do campo produzir mais e melhor”, disse o prefeito Gustavo Melo.

A nova ponte substitui a antiga, de madeira, gerando economia aos cofres públicos por ser definitiva e garantindo a segurança às pessoas que trafegam pela MU-24. “É uma obra definitiva”, observa o gestor.

Para Alto Araguaia seguir avançando na infraestrutura da zona rural mais uma parceria com produtores será firmada. Essa para construção de uma ponte de concreto de 33 metros sobre o Rio Araguainha, na MU-45.

“Os produtores já estão levantando a contrapartida e a prefeitura está finalizando os projetos”, frisou o prefeito. A atual estrutura possui 36 metros em madeira, mas as condições estruturais oferecem risco a passagem de veículos, principalmente de carga, o que compromete a chegada de insumos e a retirada da produção agrícola e pecuária da localidade, além de prejudicar o transporte escolar.